terça-feira, 6 de agosto de 2013

ChiMiChurrI...

Ontem fui a uma pizzaria no Rio Vermelho, Cheiro de Pizza, um local de tradição no bairro, como sempre atendimento excelente e comida deliciosa, um lugar que eu recomendo. Entre tantas conversas, um amigo lembrou-me do molho ChimiChurri , há tempos que não ouvia mais falar nele, recordo-me do ínicio da faculdade que esse molho era bastante lembrando devido a sua pronuncia, resolvi então pesquisar e compartilhar um pouco dessa DeLiCiA... 


O chimichurri é um molho à base de salsinhaalhocebolatomilhooréganopimenta vermelha moida, pimentãolouropimenta do reino negra, mostarda em pó, salsãovinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.
O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.
Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.
Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne.
A origem do nome é controversa e nas várias versões prevalece a tradição oral, de difícil verificação. Alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses ou prisioneiros decorrentes da invasão inglesa que deram início ao nome, dizendo "give me the curry" (dá-me o molho) ou adicionando o "tche" :"tche my curry" (tche meu molho). Cita-se ainda um comerciante inglês ou irlandea Jimmy Curry ou James C. ¡Hurra, inventou o molho, seu nome deu origem à palavra. Outra possibilidade é a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri, que significa mistura.
1. Tempere a salada -  Por se um molho frio, pode ser usado como tempero. Regula o sal e a pimenta para não ficar forte demais

2. Dê mais sabor aos marinados -
  Não são só as carnes vermelhas que casam bem com chimichurri. Utilize-o para marinar frango e peixe. Complemente com limão
3. Inove o frango com batatas -  Antes de levar ao forno, envolva o frango com uma mistura do tempero com iogurte natural. Acredite, você vai se surpreender!
4. Crie um molho -  Ideal para o verão, a salada mediterrânea preparada com pão picado, tomate cereja, cebola, rúcula e mozarela de búfala ganha um toque especial quando temperada com chimichurri e azeite.
5. Incremente o peixe – Três vezes mais magro que o salmão, o Saint Peter fica ótimo se for feito ao forno com legume e o condimento.
6. Prepare conservas -  Use-o para inovar as batatinhas. Em vez de misturá-las com salsinha, adicione o tempero.
7. Adicione aos legumes -  Se quiser uma opção mais saudável, cozinhe as hortaliças no vapor e tempere-as com chimichurri e sal a gosto para ter um prato diferente.
8. Use no omelete – Substitua o orégano e a pimenta calabresa pelo condimento. Adicione champignon e sirva com uma salada bem colorida.
9. Sirva como aperitivo -  De gosto suave, combina muito bem com torradinhas e é uma ótima pedida para oferecer às visitas.

Receita de chimichurri

No Brasil, a versão mais fácil de ser encontrada é a desidratada, composta por salsinha, alho, pimenta vermelha, cebola, tomilho, orégano, pimentão, salsão, louro e pimenta-do-reino preta. Para fazer o molho, acrescente a cada 60 g de chimichurri, 500 ml de azeite extravirgem e 250 ml de vinagre de vinho branco. Vede bem o pote e deixe descansar por dosi dias para acentuar o sabor. Cada colher (sopa) do condimento tradicional da Argentina contém 75 calorias.

Grandes aliados da saúde

Alho:  fonte de vitaminas A, B2, C, rico em ferro e sais minerais, antioxidante, tem ação anti-inflamatória e fortalece o sistema imunológico

Azeite de oliva:
 retarda o envelhecimento da pele por ser um bom antioxidante, melhora o funcionamento do pãncreas e do estômago, facilita a digestão e previne doenças cardiovasculares

Cebola: 
fonte de sais minerai e vitaminas, possui ação anti-inflamatória, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e melhora o funcionamento do intestino

Louro: 
facilita a digestão e é um ótimo adjuvante em casos de gripe, bronquite e outros problemas do aparelho respiratórios

Orégano: 
estimula as funções gástricas e biliares, melhora a digestão e combate a prisão de ventre

Pimenta vermelha: 
combate a enxaquecam, estimula o processo de cicatrização do organismo e inibe o surgimento de diversos tipos de câncer
 *Fontes: Nutricionistas Fernanda Granja e Natália Dourado da E3 Nutrição
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Chimichurri

Nenhum comentário:

Postar um comentário